Escolher um bom vinho é sempre complicado para quem não tem a prática de comprar um vinho para ocasiões especiais. Afinal, são tantas opções que você pode se sentir perdido só de pensar entre decidir escolher um vinho para um jantar romântico sem entender nada. 

Mas não se preocupe mais, nesse texto você irá conferir 05 dicas valiosas para escolher um bom vinho e não errar mais na hora de preparar uma ocasião especial. 

Antes de mais nada, pense na ocasião 

Antes de escolher um bom vinho, você precisa analisar a ocasião em questão para qual está comprando a garrafa. Festas, jantares românticos ou reuniões são alguns exemplos para se ter em mente na hora de escolher qual vinho comprar. 

Um vinho perfeito para um jantar romântico não é o mesmo que irá combinar para uma festa, por exemplo. Se você vai acompanhar o vinho a uma refeição, a melhor escolha são os tintos, já para a sobremesa, vinhos mais adocicados e licorosos são os mais recomendados.  

Em relação aos rosés, brancos e espumantes, podem ser mais utilizados em festas e geralmente, associados a climas mais quentes. 

É claro que se a ocasião em questão é um jantar, é necessário pensar na harmonização entre o vinho e o prato a ser servido. Mas, de forma geral, os tintos são mais recomendados para carnes e massas com molho vermelho, diferentemente dos vinhos brancos e rosés, aconselhados para quem vai servir aves, frutos do mar e massas em molho branco. 

Os vinhos espumantes costumam combinar mais com entradas e saladas, e por último, os vinhos adocicados, recomendados para sobremesas.  

Saiba como surpreender seu amor com uma viagem única! Clique aqui e leia o artigo completo. 

Diversas taças com diferentes vinhos

Escolher um bom vinho: Melhor local de compra 

Após pensar na ocasião, é necessário escolher o local de compra. O ideal é sempre em lojas especializadas, que irão possuir atendentes experientes e que poderão te ajudar melhor em qual vinho comprar. Outra ótima opção são as transportadoras, que podem estar em ambiente físico ou pela internet. Nesse caso, é necessário pensar e planejar toda a ocasião com antecedência. 

Por último, também são recomendados os supermercados, que em grande maioria, possuem adegas bem cuidadas. Escolher o local de compra pode ser tão importante quanto escolher um bom vinho, já que um bom local para comprar sua garrafa para uma ocasião especial cuida, em especial, da limpeza e armazenamento de todas as garrafas. Um lugar que não cuida bem do local de armazenamento está subimento a bebida ao envelhecimento precoce. 

Observe o estado da garrafa  

Aspectos como a conservação da rolha, quantidade e cor do líquido, superfície do bico e da garrafa (sem rachaduras) são essenciais a serem observadas no momento da compra. No geral, você deve procurar uma garrafa que esteja em ótimo estado, principalmente nesses itens que citamos. 

Escolher um bom vinho: Leia o rótulo com atenção 

Ler o rótulo com atenção é essencial. Você precisa buscar as informações vitais que descrevem as características do vinho em questão. Procure observar a variedade de uvas, principalmente se a bebida é composta por apenas um tipo de uva ou por uma mistura entre diversos tipos, região de produção, e nesse caso, o quão mais detalhado for a região escrita no rótulo maior a qualidade do vinho.  

Outro ponto a se observar é a safra do vinho. Basicamente, é necessário estar atento ao tempo de produção e envelhecimento do vinho, os brancos e rosés devem ser consumidos dentro de 3 anos, já os tintos, em no máximo 5 anos desde a produção. Há ainda os vinhos de guarda, aqueles pensados a serem consumidos apenas depois de 10 anos ou mais.  

Passe sua lua de mel em Bombinhas. Leia o artigo e conheça motivos irresistíveis para marcar sua viagem de lua de mel agora mesmo. 

Escolher um bom vinho

O preço também influencia ao escolher um bom vinho 

Assim como muitas pessoas pensam, quanto mais cara a garrafa, melhor o vinho, e de certa forma, isso não está errado. Ao escolher um bom vinho é preciso observar o preço para não pagar caro em algo que você não gosta. A regra básica é: Um vinho de R$ 450,00 é, teoricamente, mais elaborado que um R$ 45,00, porém isso não quer dizer que o seu paladar irá gostar mais do vinho mais caro. 

Nesse quesito, é necessário pensar o porquê de o vinho ser tão barato, para isso existem duas opções, ou ele é realmente mais simples, o que exige um custo para produção menor, ou ele já está ultrapassando o período indicado para consumo e por isso está mais barato do que o normal. 

Agora que você já sabe como escolher um bom vinho está na hora de uma ocasião especial, e não há ocasião melhor do que uma viagem a dois em uma pousada intimista de frente para o mar como a Refúgio das Galés. Solicite disponibilidade agora mesmo e aproveite momentos apaixonantes à beira-mar na praia de Mariscal, em Bombinhas. Estamos te esperando para oferecer muito conforto e comodidade. 

Comentários