As melhores dicas para uma ótima viagem.

 

Quando resolvemos sair de férias sempre temos aquele famoso dilema: Levo meu animal de estimação? Deixo em algum local? Deixo em casa?. Fique tranquilo, isso acontece com todos que possuem animais de estimação. Se você é o tipo de pessoa que faz questão da companhia do seu pet, separamos algumas dicas básicas e essenciais de como viajar com animais de estimação e aproveitar o melhor que as suas férias tem a oferecer.

 

 

A segurança dos animais de estimação é essencial

Antes de viajar com animais de estimação é importante ter em mãos além da documentação exigida por lei, os itens e regras de segurança são essenciais para  garantir o bem estar do animal e dos passageiros.

Se você vai transportar seu pet, (cão/gato) dentro do carro, é importante sempre colocá-lo no assento traseiro do carro. Para cães acostumados a viajar, o item de segurança mais utilizado é o cinto de segurança adaptado, também se pode utilizar cestas e assentos para transporte. No caso dos gatos e outros animais, utilize caixas de transportes para mantê-lo mais seguro durante o trajeto.

 

 

Para viagens de ônibus ou avião por segurança as empresas farão o transporte somente em caixas de segurança ou gaiolas. Mas dependendo do tamanho do seu pet, algumas empresas possuem a opção de  transporte junto aos passageiros, mas isso depende do tipo e do porte. Antes de decidir, é importante consultar a empresa com quem você deseja viajar e se informar sobre taxas e procedimentos necessários.

 

 

Documentos exigidos para viajar com seu pet

Para viajar é preciso estar atento a algumas exigências solicitadas por empresas e órgãos reguladores.

Em viagens aéreas ou rodoviárias nacionais, os animais de estimação (cão/ gato) devem ter o Atestado de Saúde Animal emitido por médico veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária. A vacinação é obrigatória em ambos os casos e deve estar em dia.

Para as demais espécies de companhia, como aves, coelhos, furões ou iguanas, é exigida a Guia de Trânsito Animal (GTA), expedida por veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura ou pelo órgão executor da defesa sanitária nos estados. No caso de espécies silvestres, é necessária autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

Para viagens internacionais é necessário a retirada do passaporte específico para o seu animal de estimação que é emitido pelo Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e também o CVI (certificado Veterinário Internacional – este documento é obrigatório). Cada país tem sua regras quanto ao transporte de animais de estimação. Então não deixe de consultar a embaixada ou consulado do país de destino para mais informações.

FONTE: Ministério da Agricultura.

 

viajar com pets

 

O básico para viajar com seu pet

 

Seu pet  está preparado?:  Antes de mais nada reflita sobre isso. Muitos não estão preparados para sair do ambiente que já estão acostumados, isso pode causar estresse e até adoecer o seu pet.

Acostume seu pet antes: Coloque ele no carro faça algumas voltas pela vizinhança, ou até algumas viagens de curta distância para ele acostumar com o ambiente. Se a viagem for em caixa de segurança, faça alguns testes para ver o comportamento em ambientes menores. Nesses casos a sedação dos animais de estimação pode ser necessária.

Faça paradas durante a viagem: Se você vai viajar de carro faça paradas a cada duas a três horas para que o seu animal de estimação “estique as pernas“ e beba um pouco de água. Se a viagem for de ônibus aproveite as paradas para cuidar do pet.

Cuide da alimentação: horas antes da viagem não alimente os animais de estimação para evitar enjoos. Se estiverem acostumados, alimente com uma quantidade menor que do que a normal para evitar complicações durante a viagem.

Leve ao veterinário: Antes de viajar é muito importante levar os animais de estimação ao veterinário, principalmente se a viagem tiver longa duração. Aproveite para pegar dicas sobre cuidados que você deve ter durante o passeio.

 

Dica extra:

Verifique se o hotel ou pousada aceita animais de estimação: Antes de planejar a sua viagem verifique se o local onde você vai se hospedar aceita pets e quais são as normas e  áreas do estabelecimento que ele pode circular.

 

Você sabia que a Hospedaria refúgio das Galés além de ser a melhor pousada para casais de Bombinhas SC, é uma das poucas pousadas Pet Friendly na região. Venha para o seu refúgio pé areia com toda sofisticação e simplicidade que seu Pet e você merecem.  

 

Espero que você tenha gostado de nossas dicas, faça uma ótima viagem e até a próxima !

 

 

Comentários
×
Olá, seja bem-vindo ao seu refúgio!
Se precisar de alguma ajuda estou aqui!