A melhor maneira de conhecer os lugares que visitamos é conhecer um pouco das suas culturas, crenças, costumes e o principal a sua gastronomia regional. Hoje vamos falar da gastronomia de Bombinhas, dos ingredientes que são a base da culinária local e o mais importante, onde comer em Bombinhas uma ou todas essas maravilhas locais.

01 .Tainha: Um dos principais da gastronomia de Bombinhas

Os  peixes são a base da gastronomia da região, está presente em vários dos pratos servidos em bares e restaurantes da cidade. Um dos  principais peixes da gastronômica de Bombinhas é a tainha. A tainha é encontrada em abundância na região, principalmente nos meses de maio e junho, onde ocorre a pesca artesanal da tainha todos os anos em quase todas as praias de Bombinhas e você pode encontrar o peixe nos restaurantes recém pescado. Nos outros meses do ano alguns restaurantes ainda servem o pescado.

Principais pratos preparados com tainha

Ela pode ser preparada de várias maneiras, mas a principais são:

Tainha assada ou na chapa: Assada acompanhada de arroz, pirão e salada

Tainha frita: Em postas frita (em alguns casos ela pode estar empanada com farinha de trigo)

Tainha recheada: Assada no forno recheada com sua própria ova que é temperada e colocada novamente dentro do peixe.

02 .Camarões: Uma mistura de sabores e texturas

Os camarões são parada obrigatória para quem deseja conhecer um pouco mais da gastronomia de Bombinhas. Os camarões estão presentes em vários pratos, seja como acompanhamento ou prato principal. Encontrado facilmente em Bombinhas, você pode conseguir comer-los recém pescados do mês de junho a fevereiro período que é liberada a pesca do camarão em toda a região.  

Principais pratos preparados com camarão

Por ser um ingrediente muito versátil pode ser encontrado preparado da seguinte maneira:

Camarão a milanesa: Temperados sem casca empanados e fritos.

Camarão ao bafo: Camarões médios com casca cozidos com temperos e especiarias.

Camarão ao alho e óleo: Camarões médios com casca fritos com alho, óleo e especiarias

Risoto de Camarão: Refogado com temperos, especiarias e arroz arboreo.

03 .Ostras e mariscos: Do mar direto para sua mesa

Bombinhas é um dos maiores produtores de ostras e mariscos do estado, então se você quer experimentar uma dessas iguarias recém retiradas do mar, e preparadas da melhor maneira, está no lugar certo. Tanto as ostras como os mariscos são cultivados durante todo ano na baía da praia de Zimbros e na praia de Canto Grande de maneira artesanal por pescadores da região, o que confere a sua procedência e qualidade.

Principais pratos preparados com ostras e mariscos:

As principais maneiras que você irá encontrar esses frutos do mar preparadas são:

Marisco à milanesa: cozido empanado e frito

Marisco a vinagrete: cozido com molho preparado com tomate, cebola e especiarias

Ostra in natura: crua somente com com uma pedra de gelo e limão

Ostra gratinada: Levada ao forno com molho branco e queijo parmesão.

Os melhores restaurantes em Bombinhas para uma experiência gastronômica

Para o seu roteiro gastronômico cultural ficar completo, nós selecionamos alguns dos melhores restaurantes de Bombinhas, para você experimentar todos esses sabores e texturas da região e muito mais.

Restaurante Berro d´água

Situado em frente ao mar sempre tranquilo da Praia de Zimbros, o restaurante Berro d´água é um dos mais tradicionais da cidade. Possui um cardápio variado com petiscos e  refeições de ótima qualidade.

Como chegar no Restaurante Berro d´água

Tatuíra Petisqueira Canto Grande

Localizado na praia de Canto Grande – mar de dentro – em frente ao mar, o Tatuíra Petisqueira,  tem um ambiente acolhedor construído na antiga garagem de barcos da casa de veraneio. Possui uma cozinha diferenciada que proporciona uma ótima experiência de sabores.

 

Como chegar na Tatuíra Petiscaria do Canto Grande

Bistrô do Morro

No topo de um morro com vista privilegiada da Praia de Bombinhas, o Bistrô do Morro é especializado na culinária tailandesa, peruana e internacional. O restaurante possui um ambiente aconchegante e um cardápio criativo com ótimas opções.

Como chegar no Bistrô do Morro

Agora que você conhece um pouco mais da gastronomia e sabe onde comer em Bombinhas, aproveite nossas dicas e faça seu próprio roteiro gastronômico pela região, e não deixe de provar e sentir todos os aromas e sabores dessa cidade.

Comentários